DIRETORES RESPONSÁVEIS


Profissionais com mais de 30 anos de experiência em energia elétrica e fóssil (combustíveis) e em manutenção e operação de plantas industriais, com foco na manutenção da continuidade operacional pela antecipação de falhas através da aplicação de boas práticas operacionais e da execução de manutenção de forma proativa, o que será aproveitado para melhor atendimento dos clientes.

O foco é a ética profissional, a segurança e o desempenho global da empresa cliente.

Luiz Antonio Alves Monteiro

"Nenhum trabalho é tão urgente que não possa ser feito com Segurança e Planejamento".

1973 a 1983 – Dow Química (Multinacional)
1983 a 1999 – Petrobrás (Estatal)
1999​ a 2012 – Exterran (Multinacional, Óleo e Gás).
2012 em diante – Harpia, Consultoria – Diretor Sócio, de Gerenciamento de Projetos e de Eficiência Energética

Principais atividades:
  • Construção de sete unidades da Fábrica da Dow Química em Guarujá, incluindo as de Fabricação, de Utilidades, o Terminal Marítimo de estocagem e de Manuseio de produtos químicos de alto r​isco como EO (Óxido de Etileno) e PO (Óxido de Propileno) (Dow).
  • Gerenciamento de Projeto, desde preparo do Memorial Descritivo da Obra, análise de propostas, construção, gestão de “Change Orders” até o startup de aproximadamente 24 estações de compressão de gás natural e de 1 planta de tratamento de gás, situadas em várias partes do território nacional, com capacidade instalada de cerca de 190 mil HP. Administrando equipe completa de Gerenciamento de Projetos de cerca de 15 pessoas. Regularização das obras perante todos os órgãos reguladores (Exterran).
  • Desmobilização, incluindo o condicionamento para embarque de 14 estações de compressão, até a recuperação do terreno a seu estado original, com relatório de avaliação ambiental. Incluindo o recebimento do termo de encerramento contratual (Exterran).
  • Montagem de subestação de 138kV, na Dow Guarujá, com duas linhas de entrada, comutação automática e de várias outras subestações em tensão de distribuição para estações de compressão de gás (Exterran)
  • Participação da partida da plataforma PCE-1 ENCHOVA, na Bacia de Campos (Petrobras).
  • Lançamento da jaqueta e colocação e interligação dos 33 módulos da construção da Plataforma PCH-1 (Cherne I), incluindo testes e início de operação (Petrobras).
  • Instalação de 2 moto compressores, capacidade 4100 HP, na Plataforma P-24 e ajustes de finalização de instalação de um compressor, de 1600 HP, na P-15, incluindo a solução de sérios problemas de vibração (Exterran).
  • Gerenciamento de ampliação e de implantação de sistemas de modernização – automação, turbinas, geradores, “flare” – em diversas plataformas da Bacia de Campos:
  • SS-11, P-09, P-24, P-27 (Petrobras).
  • Coordenação de Turno de Operação de Utilidades: Site de Guarujá com unidades de Poliestireno, Voranol, Epóxi, Látex, Terminal de estocagem, Subestações de entrada (Dow).
  • Coordenação de Operação de Plataforma: PCE 1, PCH-1, SS-15, P-09, P-24, P-27 (Petrobras).
  • Aplicação das práticas de Gerenciamento de Projetos na implantação de montagem de pacotes de compressores de gás natural provenientes dos Estados Unidos no Brasil.
Experiência internacional:
  • Partida da Unidade de Utilidades na Argentina (Dow Química).
    Treinamento em montagem de skids de compressão de gás natural (Exterran)
  • Coordenação de engenharia de Houston para execução de levantamento de campo para “upgrade” da plataforma “England” na costa da Venezuela (Exterran)
  • Desenvolvimento de filtro para poços com produção de areia na Argentina (Petrobras).

Jose Maria Anson Anson

"A energia mais cara é a que falta quando você precisa – é nossa prioridade no atendimento aos clientes de eficiência energética."

1970 a 1973 – Verolme (Multinacional, Estaleiro, Fabricação grandes navios)
1973 a 1981 – Light (Multinacional, Concessionária de Eletricidade)
1981 a 1997 – Eletropaulo (Estatal, Concessionária de Eletricidade)
1998 a 2003 – Enron (Multinacional, Geração de Energia Elétrica)
2003 a 2012 – Exterran (Multinacional, Óleo e Gás)
2012 em diante – Harpia, Consultoria – Diretor Sócio Administrador, de Gerenciamento de Projetos e de Eficiência Energética

Principais atividades:
  • Responsável pela gestão brasileira do projeto (engenharia, construção e início de operação) da usina termoelétrica Eletrobolt, em Seropédica, Rio de Janeiro, com 379MW de capacidade, turbinas aeroderivativas em ciclo aberto, acionadas a gás natural. Inclusive a coordenação das atividades do ”Owner's Engineer” contratado para o Projeto (Enron). Projeto que poderia ter sido evitado se houvesse gestão de eficiência energética na época
  • Responsável pela transferência segura da operação da usina Eletrobolt ao novo proprietário (Enron).
  • Responsável, em nível de diretor, pela engenharia e gerenciamento de Projetos de construção e desmobilização de mais de 20 estações de compressão de gás natural para a Petrobrás (Exterran).
  • Coordenação, pela gestão brasileira de estudos de site de usinas termoelétricas: ambiental, geotécnico, hidrológico, topográfico, qualidade e disponibilidade de água, batimetria etc. (Enron).
  • Coordenação técnica, pela gestão brasileira, para obtenção de licenças e autorizações: Ambiental, ANEEL, ONS (incluindo estudos elétricos), concessionárias (eletricidade e água), DNER, Marinha, COMAR, Bombeiros, Prefeituras etc. (Enron)
  • Gerente de O&M da usina termoelétrica Piratininga, de 472 MW, ciclo Rankine, acionada a óleo combustível, durante 15 anos (Eletropaulo). Usada como reserva em períodos em que não se pensava em eficiência energética.
  • Responsável, do lado da operação, pelos estudos de extensão de vida útil de caldeiras, tubulações de alta pressão e de turbinas, bem como de conversão a ciclo combinado da usina Piratininga (Eletropaulo).
  • Coordenação de estudo para modificação do Canal Pinheiros visando aumentar a capacidade de refrigeração, devido a paralização de fluxo desse canal por motivos alheios à administração da Usina Piratininga (Eletropaulo). Solução criativa em linha com a eficiência energética nos dias de hoje.
  • Coordenação de sessões multidisciplinares de “lições aprendidas” e de “análise de riscos” visando aperfeiçoar engenharia e gerenciamento de projetos, em termos de custo, cronograma, aditivos contratuais e segurança. (Exterran).
  • Aplicação das práticas de Gerenciamento de Projetos na implantação de montagem de pacotes de compressores de gás natural provenientes dos Estados Unidos no Brasil.
Experiência internacional:
  • Fiscalização de fabricação e recebimento, nos Estados Unidos, de equipamento de isolamento da vazão de água a 70kgf/cm2 (válvula de 70 tons), da usina hidrelétrica (Light)
  • Responsável do Brasil pelo acompanhamento do projeto básico, no Canadá, inclusive do HAZOP de usina termoelétrica (Enron).
  • Várias viagens aos Estados Unidos para atender reuniões (ENRON e Exterran).

João Mendes Machado

"A energia está presente em todos os momentos de nossas vidas, mas a eficiência e sucesso de seu uso são fruto do empenho e persistência em aplicá-la corretamente. Não há conquista sem esforço."

1973 a 1981 – Light Serviços de Eletricidade S.A. Região São Paulo
1981 a 2000 – Eletropaulo de São Paulo S.A.
2000 a 2001 – Enron América do Sul
2001 a 2007 – Energisa MG
2007 a 2016 – Petróleo Brasileiro S.A.
2016 a 2021 – Consultoria independente área de treinamento, energia solar e eficiência energética;
2021 em diante - Harpia, Consultoria – Diretor Sócio, de Gerenciamento de Projetos e de Eficiência Energética

Principais atividades:
  • Manutenção preventiva e corretiva de equipamentos eletromecânicos e instalações de baixa e alta tensão da Usina Henry Borden de capacidade de 880 MW e três estações transformadoras, incluindo ensaios elétricos de alta tensão
  • Manutenção e planejamento da área de manutenção elétrica e instrumentação da Usina Termelétrica Piratininga, composta de 4 turbogeradores a vapor de total de 470 MW e a subestação associada a Usina de 1.000MVA de capacidade. Passando depois a gerente quando realizou a substituição de várias malhas de controle e de sistema de supervisão das turbinas;
  • Pesquisas na área industrial de processos de eficiência energética. Realização de Preliminary Due Diligence nas indústrias brasileiras com objetivo de implantação de novas tecnologias, visando a redução de consumo de energia. Elaboração de diagnóstico e propostas de substituição de equipamentos em função da crise energética do período.
  • Integração da Usina Termelétrica Eletrobolt com o sistema da Light Rio de janeiro, incluindo o desenvolvimento do contrato de conexão da Usina e do Uso do Sistema Distribuidor da concessionária. Acompanhamento da montagem completa da Usina desde a Licença Prévia até a colocação em operação como representante do proprietário;
  • Acompanhamento da fase final de montagem da Usina da Energisa, comissionamento da subestação, auxiliares, colocação em operação das unidades geradoras e de toda área de utilidades. Montagem de infraestrutura para execução da manutenção e operação da planta. Coordenação das atividades de operação e manutenção elétrica, instrumentação, mecânica, área civil, meio ambiente e segurança do trabalho.
  • Organização e gerenciamento das atividades de manutenção e operação da Usina da Energisa. Relacionamento com Órgãos externos de fiscalização e acompanhamento das atividades da Usina e com os técnicos de manutenção do fabricante das turbinas e acompanhamento dos relatórios de serviços e de produtos publicados regularmente pela General Electric.
  • Gerenciamento da Usina Termelétrica Juiz de Fora, incluindo atividades de gestão da Usina, adaptação dos procedimentos operacionais e administrativos aos modelos da Petrobras. Representação da Usina diante da administração geral da Diretoria de Gás e Energia com Atendimento as demandas de SMS, Operação e Manutenção, planejamento e orçamentos;
  • Implementação do projeto pioneiro no mundo, de conversão de duas turbinas aero derivadas a gás natural para Operação bicombustível: gás natural e etanol, incluindo a substituição de câmara de combustão, ajustes das malhas de controle, instalação de equipamentos auxiliares, comissionamento, colocação em Operação e ensaios de Operação e consumo dos combustíveis associados.

O QUE FAZEMOS

Obtemos economia de insumos energéticos e água em instalações industriais, comerciais e de serviços, avaliando dados e medições coletados, e implementando projetos de melhorias viáveis. Somos parceiros. Priorizamos as necessidades energéticas dos clientes e somos remunerados por parte das economias obtidas.